Subiu a cortina

Caro leitor,

Seja bem vindo ao mundo das cordas, madeiras e metais. Aqui você encontrará minhas impressões sobre diversos concertos de música erudita realizados na cidade do Rio de Janeiro. Também compartilhará dos meus devaneios sobre o mundo dos clássicos e algumas dicas de programas, filmes e discos. Só peço a cortesia de fazerem silêncio durante o concerto (e nada de ficar desembrulhando balinhas). Obrigada!

sábado, 2 de março de 2013

Temporada 2013

Foi dada a largada para a temporada 2013 de música de concerto no Rio de Janeiro e tem muita coisa boa vindo por aí! Como a viciada dedicada que sou, já fiz assinaturas da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), da OSB Ópera e Repertório (O&R) e da Dell´Arte e estou de olho na programação do Theatro Municipal (TMRJ) e mais alguns concertinhos avulso. Isso sem falar em música de câmara que também começa a burburinhar pela cidade. Estou empolgada, querem saber por quê?



1) A OPES está vindo com as suas duas séries principais de hábito (10 concertos no TM) e ainda deve divulgar sua programação mais popular e de concertos de câmara. Como não poderia deixar de ser, ela homenageia os dois bicentenários do ano, Guiseppe Verdi e Richard Wagner, com concertos exclusivos para cada um deles. Os compositores brasileiros não ficam atrás com uma estréia mundial de uma peça comissionada de Ronaldo Miranda e uma bela festa de aniversário para Edino Krieger. Ainda poderemos contar com as combinações infalíveis de Nelson Freire interpretando Chopin e Mischa Maisky trazendo Shostakovich. Ainda agradeço à direção artística por me presentear com o concerto de Bela Bartók e a 5a Sinfonia de Beethoven, obra esta que carrego sempre comigo, no ombro e na alma.

2) A série Concertos Internacionais da Dell´Arte pode muito bem ser responsabilizada por minha falência no primeiro semestre de 2013, mas certamente valerá a pena. Só de pensar que logo logo estarei cara a cara com Yo-yo Ma, Joshua Bell, Quarteto Borodin e a Concertgebouw já fico toda arrepiada!

3) A FOSB tinha prometido uma série para a O&R e não é que cumpriu e ainda fez duas?! Garanti meu lugarzinho na Ônix para passar minhas sextas em boa companhia com Britten, Berlioz, Poulenc, Rossini e Stavinsky, incluindo um noite denominada "ciúme e traição" (uuuuuuuhhhhhhh...). Já na Ágata, certamente darei um jeito de assistir Medeia com Eliane Coelho! Alias, já vi que vou acabar assinando a série inteira também, mas vamos com calma porque ainda tem a série Repertório no Jardim Botâncio a partir de setembro! A OSB também está com algumas atrações tentadoras como o Antonio Meneses tocando Elgar (quem ouviu o seu último CD sabe que é sensacional), Paulo Szot cantando Wagner e Lynn Harrel também no Shostakovich (ele toca o concerto no. 2 enquanto o Maisky toca o no. 1 com a OPES). Confesso no entanto que só de pensar em assistir a algum concerto regido pelo Roberto Minczuk, fico desanimada (sim, é pessoal e todo mundo que me conhece sabe muito bem disso, então pronto, falei!).

4) O TMRJ divulgou ontem sua temporada 2013, ou melhor, parte dela. (pausa para suspiro...) Tô começando a achar que a direção do Theatro gosta de apanhar da mídia especializada, mas foquemos nos pontos positivos. O programador (sic) artístico Isaac Karabtchevsky não perdeu tempo em colocar Verdi e Wagner na programação em grande estilo: Aída e Valquíria! Tô super dentro! O Lago dos Cisnes previsto para final de maio também será um hit certeiro e contará com meus aplausos. Aguardemos o que virá no repertório do segundo semestre na expectativa que a direção saberá aproveitar o coro, corpo de baile e orquestra que tem à sua disposição, assim como os novos integrantes que entrarão através do concurso este ano (NÉ???).

Ufa! Até que tá movimentado e ainda vou encaixar uns duos, trios, quartetos, quintetos, heptetos e orquestras de câmara aí no meio... E livros, cinema, viagens, restaurantes, bares, trabalho, exposições... Viva o Rio de Janeiro!



Um comentário:

  1. bravo dona AMANDA !!! parabens ... agora fiquei sabendo o que acontecerá este ano em nossas salas de concerto !!! sem voce , fico perdido !!! rsrsrsrs...bjs .

    ResponderExcluir